segunda-feira, 4 de abril de 2016

Música no dia a dia

Ouvir música suave, em volume baixo, é um hábito saudável para a rotina, mas outros sons também podem atuar em nosso favor nos momentos de estresse. "Um dos exercícios é se recolher e procurar ouvir os sons rotineiros, como pingos de chuva, pios de pássaros, sons de celular, o assovio do vento e até os próprios sons internos, como os batimentos cardíacos, por exemplo. Isso ajuda a desacelerar", ensina Maristela. Também vale fazer uma playlist com as músicas que remetem a lembranças positivas, de várias fases da sua vida, para ouvir nos momentos difíceis. 


Essa playlist especial, segundo a musicoterapeuta, também serve como profilaxia ao estresse, principalmente se ouvida com frequência, em horários determinados, pela manhã ou antes de dormir. "A música que tem grande significado para quem a escuta provoca um efeito positivo sobre as emoções. Ela gera um bem-estar momentâneo, mas que acaba se prolongando por um bom tempo depois. É o que chamamos de efeito residual", explica. São muitos os motivos para praticar essa verdadeira terapia. De preferência, em baixo e bom som.


Referência:http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2013/06/03/ouvir-musica-e-uma-boa-estrategia-para-relaxar-e-desacelerar-a-mente.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário